top of page

Alunos do curso de formação do Corpo de Bombeiros doam sangue para comemorar 42 anos da academia

fonte da matéria: Correio Braziliense

(crédito: Mariana Lins )


Cerca de 60 alunos da Academia de Bombeiros Militar do DF realizaram, nesta segunda-feira (13/3), doação coletiva de sangue. A atividade solidária foi realizada em comemoração ao 42º aniversário da academia, que terá outras ações durante os próximos dias.


Segundo a cadete Danielle Teixeira da Silva, 28, a ação da instituição atende o chamado da vida e vai ajudar na reposição dos estoques de sangue que, atualmente, estão abaixo do desejado. "Ontem ficamos sabendo que o estoque do tipo O negativo está crítico e a gente está muito feliz de contribuir", conta a oficial.


A aluna do 2º ano do curso de formação de oficiais Gabriella Britto, 33, exaltou a iniciativa dos bombeiros, que rotineiramente salvam vidas, mas ontem atuaram de outra forma. "Eu já tenho o costume de realizar a doação de sangue e o Corpo de Bombeiros também tem o hábito de fazer essas ações, ou seja, foi uma feliz união", contou a cadete.


Como o Hemocentro de Brasília não conseguiria atender a todos ao mesmo tempo, alguns oficiais realizaram a coleta na Clínica São Lucas.



A cadete Gabriella Britto foi umas oficiais da corporação que participaram da ação dos bombeiros (foto: Mariana Lins )


Academia de portas abertas


A Academia de Bombeiros Militar do DF é responsável em formar os futuros oficiais da corporação, que estarão à frente das atividades operacionais. Além da doação, a corporação irá realizar o evento Academia de Portas Abertas para receber a comunidade, no próximo sábado (18/3), das 9h às 12h. "O evento será gratuito. Vamos atender crianças de projetos sociais para mostrar a elas como é o dia de um bombeiro", explica o comandante da academia, Clayson Augusto.



13/03/2023. Crédito: Mariana Lins/Esp.CB/D.A Press.Doação de sangue do corpo de bombeiros no hemocentro de Brasilia.Cadete Mirian oliveira da silva. (foto: Mariana Lins )


Doe sangue também


Segundo a Fundação Hemocentro de Brasília, os estoques de sangue estão abaixo do ideal estratégico, principalmente para os tipos sanguíneos O positivo, O negativo, B negativo e AB negativo. Os estoques para os tipos B positivo, B positivo, A positivo e A negativo estão regulares. Para doar, é necessário agendar horário, pelo site Agenda DF (agenda.df.gov.br) ou pelo telefone 160 — opção 2


O horário de funcionamento do Hemocentro de Brasília é de segunda a sábado, das 7h15 às 18h, na Asa Norte, próximo ao Hran e à Fepecs.


Nesta quarta-feira (15/3), a unidade móvel vai atender doadores de sangue na Casa da Mulher Brasileira, em Ceilândia, entre 9h e 16h. Todas as vagas já foram preenchidas, porém será possível realizar encaixe de doadores não agendados, dependendo da disponibilidade.


Já na quinta-feira (16/3), a ação será, entre 9h e 16h, no estacionamento 13 do Parque da Cidade, que ainda conta com vagas disponíveis no site Agenda DF.


Reconhecimento


Nas redes sociais circula uma mensagem do nosso amigo e referência na história do CBMDF, o decano Cel Paulo José Martins. No texto o Cel relembra que a data do dia 14 de março também referencia o início da primeira turma da Escola de Formação de oficiais, que seria o Embrião da atual ABM/DF. Confira a mensagem.


Hoje pela manhã ao abrir o jornal, tive o prazer e alegria de ver estampada, em destaque, na primeira página do Correio Brasiliense a foto de uma linda representante do nosso CBMDF feminino. A matéria trata da comemoração dos 42 anos de funcionamento da Academia de Bombeiros Militar do DF, aliada à meritória forma de registro do fato, com a doação coletiva de sangue ao Hemocentro de Brasília. Logo veio a minha mente que neste mesmo dia 14 de março de 1958, portanto há 65 anos atrás, o CBDF, ainda na cidade do RJ, então capital do país, iniciava o funcionamento da primeira turma da Escola de Formação de Oficiais, embrião da atual ABM/DF.

Dez anos depois, em março de 1968, já na nova capital, recomeçávamos o funcionamento da EFO, interrompido em 14 de abril de 1960, com a transferência da Corporação para o Estado da Guanabara, criado naquela data pela Lei Federal 3752. Merecem efusivos parabéns todos aqueles e aquelas Bombeiros Militares que participaram desta gloriosa trajetória que tanto nos orgulha.
5 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page