ASOFBM/RS reúne Colegiado de Ex-Comandantes gerais e apresenta as ações e os desafios da Entidade



A diretoria executiva da Associação dos Oficiais da BM e do Corpo de Bombeiros Militar reuniu nesta quinta-feira (2/12) parte do Colegiado de Ex-comandantes gerais da Brigada, entre eles, o Desembargador Militar Cel Paulo Roberto Mendes Rodrigues, o Cel Elói Castro Cajal, o Cel João Carlos Trindade Lopes, presidente do colegiado e o Cel Evaldo Rodrigues.


A pauta do encontro girou em torno das principais ações da Entidade de Classe no Estado e em Brasília, dos últimos dez anos. Foram relatadas as articulações políticas e jurídicas que resultaram na reposição salarial, uma negociação firmada em 2011, do subsídio salarial, em 2019, da garantia do Teto remuneratório como base do judiciário, a reforma da previdência em Simetria com as Forças Armadas que resultou na paridade e integralidade para os militares estaduais e viúvas e outras ações.


Os fatos cíclicos, também, foram pontuados, como a votação do PLC 378/2021, no último dia 30, que “exigem um esforço sobre-humano para uma manobra positiva”, como classificou o presidente da Asofbm Cel Marcos Paulo, ao mesmo tempo, justificando “a necessidade da categoria eleger representantes na Assembleia e na Câmara dos Deputados, nas eleições do ano que vem”.


O vice-presidente Ten Cel Roger Vasconcellos lembrou que, além do trabalho associativo de assessoria jurídica aos parlamentares, ” a nossa bancada federal da segurança pública foi responsável por garantir a saída dos militares estaduais na reforma da previdência”. ” Mas, nessa luta com o poder, muitas vezes, ficamos frustrados pela falta de parlamentares, como aconteceu na votação do PL”, complementou, ” conseguimos emendas para excepcionalizar as carreiras da segurança pública do congelamento orçamentário, mas poucos deputados ficaram ao nosso lado”, reforçando a tese do presidente.


Os Ex-comandantes-gerais, presentes, também foram abastecidos de outras pautas que estão em andamento como a discussão da Lei Orgânica das Polícias Militares, as alterações no novo Código Penal, o objetivo da criação da Federação das Associações das Carreiras de Estado – FACE e outras metas para o ano que vem.


Ao término, o presidente da Asofbm, Cel Beck agradeceu a presença de todos e colocou à disposição, as instalações da sede da Entidade para reuniões do Colegiado, da mesma forma, a da Fundação Walter Peracchi de Barcellos, localizada no centro de Porto Alegre.


O Ex-comandante-geral, Evaldo Rodrigues, em nome do Colegiado, cumprimentou a excelência do trabalho dos diretores e avalizou” hoje, a Associação dos Oficiais é imprescindível para todos. Contem conosco!”


Participaram da reunião, além do presidente e do Vice, os diretores da Asofbm Ten Cel Jorge Alvorem, o Major Diogo Franco e o Chefe de Gabinete Gabriel Gularte.

0 visualização0 comentário