top of page

Conselho dos Representantes da AMEBRASIL descreve 8º Encontro de Oficiais Militares Estaduais em SC




O Presidente do Conselho dos Representantes da AMEBRASIL, Coronel PMSP Flammarion Ruiz, que também é Vice-presidente da AOPM SP, publicou um relatório descrevendo sua participação no 8º Encontro de Oficiais Militares Estaduais.


O evento promovido pela ACORS ocorreu entre os dias 9 e 11 de março em Santa Catarina e o trouxe como tema o "Sistema de Proteção Social dos Militares Estaduais".


Acompanhe abaixo o relatório do Cel Flammarion:


Estive em missão no Encontro de Oficiais Militares Estaduais, evento promovido e realizado pela Associação de Oficiais Militares de Santa Catarina Capitão Osmar Romão da Silva – ACORS, na Arena Prety, município de São José, cidade no continente, vizinha e pertencente à Área Metropolitana de Florianópolis.


No evento representei a Associação dos Oficiais da Polícia Militar de São Paulo, a Associação dos Militares Estaduais do Brasil, a AFAM e a FERMESP.


Às 12 horas de 9 de março, tivemos o credenciamento e abertura do 8° Encontro com os discursos de estilo;


As matérias objeto de exposições foram divididas por área de interesse das Polícias Militares e dos Bombeiros Militares. Às 15:00 horas iniciaram-se as exposições dos 6 temas, conforme programa anexo.


A partir das 16:30 horas, outros 12 temas foram tratados, com término às 18:30 horas, todos em salas distintas e bem equipadas, desde Movimentação de Recursos Humanos, Espiritualidade e Trabalho, Insurgência Criminal, Problemas Disciplinares e outros.

Às 19:30 horas o dia de trabalho foi encerrado com um coquetel.



No espaço do auditório principal também tivemos intensa atividade, com palavras destinadas aos Bombeiros Militares, com discursos do Cmt G Cel BMSC Marcos Aurélio Barcelos e do Sub Cmt G Cel BMSC Hilton de Souza Zeferino.


No dia seguinte, 10 de março, quinta feira, às 8:00 horas, iniciou-se com palestras do Cmt G Cel PMSC Marcelo Pontes, do Tenente Cel PM Rafael Kladletz sobre Captação de Recursos e do Tenente Cel PM Aldo Vidal dos Santos Júnior, sobre o Uso de Mídias Sociais na PMSC.


No 2° tempo da tarde, as palavras foram do Major PMSC Sami Medeiros Sartor, sobre a lei 18.346 de 2022, que trata da Perturbação do Sossego Alheio no Contexto da Preservação da Ordem Pública.


Os Bombeiros também tiveram abordagens sobre suas atividades.


A partir das 14:00 horas, no auditório principal, tanto para Policiais Militares como Bombeiros, tivemos importante exposição do Magistrado da Justiça Militar de São Paulo, Dr. Ronaldo João Roth, sobre o tema Atribuições do Oficial como Juiz Militar.


Na sequência, às 15:30 horas, o Tenente Coronel BMRS Roger Nardys Vasconcellos discorreu sobre o tema preocupação maior da família militar estadual: Sistema de Proteção Social dos Militares.


Às 17:30 horas o Cel PMSC Sérgio Luis Sell, presidente da ACORS e anfitrião do evento, discorreu sobre a Importância da Atuação Associativa.


Estiveram presentes ao evento mais de 500 Oficiais das PMs e BMs de 18 Estados da Federação, De São Paulo, estiveram presentes o Vice-presidente da AOMESP, Capitão , seu assessor de imprensa Sílvio Forato, o Cel PMSP Toaldo Pistori, presidente da Defenda PM e a turma do CAO de São Paulo, em viagem de estudos por aquele Estado, chefiados em delegação pela Sra. Tenente Coronel PMSP Eunice Godinho, Cmt do 14° BPMM.


Às 20:15 horas tivemos discurso de encerramento seguido por jantar de confraternização.

Eventos de Programação de 11 de março, sexta feira, ao encargo da FENEME

Início dos trabalhos às 8:30 horas com a saudação aos presentes pelo Presidente Cel PMSC Jorge Marlon Teza. Passou-se na sequência à apresentação do Cel PMSP Elias Miler, diretor Jurídico da entidade, e à distância do Deputado Federal por São Paulo Cap PMSP José Augusto Rosa, relator do PL 4383 de 2001, que trata da Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares e Bombeiros Militares, atualização do Decreto Lei 667/1969, bem como de outros dispositivos de interesse dos militares estaduais.


Às 12:30 foi servido almoço.


Às 14:00 horas foram tratados assuntos da necessária articulação associativa com vistas às eleições de 2022.


Às 15:30 horas o Sr. Governador de Santa Catarina, o Coronel BMSC Carlos Moisés da Silva compareceu ao evento e discursou como um colega que conhece todos os nossos percalços e agruras, no que foi bastante elogiado pelos presentes.


Na sequência foi feito o lançamento do Livro Histórico em comemoração aos 15 anos de existência da FENEME.


Observações:


I. Praticamente nos dois eventos, da ACORS e da FENEME, os participantes, todos, de Cadetes a Coronéis Comandantes Gerais, a educação, a ética, o respeito mútuo, a camaradagem foram pontos altos e de relevância durante todo o evento. A empresa contratada para dar suporte à organização do evento prestou um ótimo serviço.


II. A palestra do Dr. Ronaldo Roth foi ponto de destaque do evento da ACORS.


III. A palestra do Deputado Federal Augusto, por ter sido virtual, ficou restrita no esclarecimento de pontos já conhecidos.


IV. No caso do principal tema a ser desenvolvido o “Sistema de Proteção Social dos Militares Estaduais”, embora contássemos com um “expert” no assunto, o Tenente Coronel BMRS Roger Nardys Vasconcellos, não atingiu o que se esperava, o que demonstra a necessidade de mais discussão sobre o tema, mesmo porque corre no Supremo Tribunal Federal Ação Direta de Inconstitucionalidade n° 6917, sobre alterações promovidas pelo governador daquele Estado, sobre alíquotas e outras significativas inconstitucionalidades que ameaçam nossos irmãos gaúchos e, por via de consequência, todos os militares estaduais do Brasil.


V. O que impressiona e muito, é o fato de imposição de respeito que a ACORS capitaneia na produção de conhecimento escrito, com a publicação, sob seus auspícios e de forma científica, de obras literárias que encerram as múltiplas experiência vividas pelos Policias Militares e Bombeiros Militares, deixados, desta forma, aos pósteros para que se faça valer a tão esperada doutrina operacional das organizações, porque ela não existe nos procedimentos de produção de conhecimento das universidades, e o que há é originário de esforços individuais de manuais alienígenas, sem conhecimento de nossas leis e peculiaridades humanas e sociais.


VI. Faça-se referência e voto de louvor à equipe do colega Coronel PMSC Sell, presidente da ACORS, pelo esforço em atender com muito carinho e consideração a todos nós, pelo que nos merece nossa mais sincera e eterna gratidão e respeito.


Coronel PMSP Flammarion Ruiz

Vice-presidente da AOPM SP e Presidente do Conselho de Representantes da AMEBRASIL



Para baixar a nota original, clique no arquivo abaixo:


Relatório da Viagem a Santa Catarina para participar do 8° Encontro de Oficiais Militares
.
Download • 223KB





Nota da ACORS no site:


O 8o Encontro de Oficiais Militares Estaduais, promovido pela ACORS de 9 a 11 de março, reuniu 530 participantes na Arena Petry. Encerrado nesta sexta- feira, com a presença do governador Carlos Moisés da Silva, o evento foi marcado pela expressiva presença de autoridades civis e militares. Ao longo do Encontro, foram ciceroneados pelo presidente da ACORS, Cel Sérgio Luís Sell, o Secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca, o Secretário de Estado da Infraestrutura, Thiago Augusto Vieira, o deputado estadual Coronel Mocellin, o desembargador Getúlio Correa, presidente da Associação dos Magistrados das Justiças Militares Estaduais, o Cel Marlon Jorge Teza, presidente da FENEME, o Cel Marcelo Pontes, comandante-geral da PMSC, o Cel Marcos Aurélio Barcelos, comandante-geral do CBMSC, o Cel Wellington Bittencourt, comandante-geral da Polícia Militar do Alagoas, o Subprocurador-geral de Justiça Fábio de Souza Trajano, o Secretário de Segurança Pública do município de Florianópolis, Cel Araújo Gomes Jr, o Secretário de Segurança Pública do município de Itapema, Maj Geraldo Rodrigues Alves Jr, e o presidente da Academia de Letras dos Militares Estaduais do Brasil e do Distrito Federal, Cel Roberto Rodrigues de Menezes.


Nesta sexta-feira, 11 de março, a Reunião Geral da FENEME foi acompanhada por cerca de 300 Oficiais Militares provenientes de 18 estados e do Distrito Federal. Convidado para a Reunião em formato híbrido, acompanhada de forma presencial e a distância, o governador Carlos Moisés da Silva destacou em seu discurso o trabalho realizado para que Santa Catarina seja referência em Segurança, em Educação e em oportunidades de trabalho. O encerramento do evento foi marcado pelo lançamento do livro “FENEME 15 anos: uma história escrita com honra, equilíbrio e coragem”, em que a Federação relembra momentos emblemáticos desde a sua criação, em Florianópolis, quando apenas quatro entidades foram signatárias da ata de fundação, em dezembro de 2006.


Hoje a FENEME representa cerca de 50 entidades de Oficiais Militares Estaduais, protagonizando conquistas como o Sistema de Proteção Social dos Militares e o Ciclo Completo de Polícia.


Para o Diretor Legislativo da FENEME, Cel Elias Miler da Silva, “Santa Catarina está sendo uma âncora para os demais estados buscarem o crescimento institucional, e é um modelo de associativismo para o país”. O Cel Sérgio Luís Sell, na condição de anfitrião, agradeceu a parceria da FENEME, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar e, em especial, a presença dos Comandantes- gerais, que acompanharam as palestras técnicas, de cunho associativo e institucional ao longo de todo o evento.

18 visualizações0 comentário
bottom of page