Na manhã desta terça-feira, 24 de janeiro de 2023, o Fórum das Associações Representativas dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Distrito Federal se reuniu na CABE - Caixa de Benefícios da PMDF, para discutir sobre a proposta de Federalização da Segurança Pública do DF.
Trata-se de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) cujo principal ponto é transformar a Polícia Civil do DF (PCDF), a Polícia Militar do DF (PMDF), a Polícia Penal e o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) em corporações subordinadas ao presidente da República.
Quem apresentou a proposta foi o senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) motivado pelas invasões que ocorreram nas sedes dos poderes da República. No texto apresentado, os comandantes de todas as forças da capital federal passariam a ser definidos por meio de nomeação feita pelo mandatário do país e confirmadas pelo Senado Federal.
Segundo matéria publicada pelo site Metrópoles, os três senadores do DF, Izalci Lucas, Leila do Vôlei e Damares, são contrários a proposta e caso chegue à Câmara, ela também será rejeitada por pelo menos cinco deputados federais do DF: Rafael Prudente (MDB), Bia Kicis (PL), Reginaldo Veras (PV), Fred Linhares (Republicanos) e o suplente Paulo Fernando (Republicanos), que assumirá no lugar de Julio Cesar.
"A proposta também está sendo muito mal recebida pela população e até pela mídia. Em nossa reunião entendemos que ela não irá prosperar, mas estaremos atentos e acompanhando a movimentação para agir se preciso". (Cel. Bambrilla, presidente do Fórum das Associações Representativas).
Durante o encontro as associações participantes do Fórum tiveram a oportunidade de manifestar as suas análises, inclusive, considerando os acontecimentos recentes e as visões políticas que estão sendo construídas no Congresso Nacional e Senado Federal.
Ao fim da reunião, que contou com a participação de representantes da AMEBRASIL, o Fórum das Associações Representativas dos PMs e BMs do DF entendeu que a proposta se resolverá sozinha porque não terá o apoio necessário para prosseguir. Mas as associações estarão monitorando as próximas movimentações para agir se preciso.
Entidades participantes do Fórum:
ASOF/PMDF – ASSOF/CBMDF – ASSORPM/BM - CABE – CAP - CIFAIS – CLUBE DOS BOMBEIROS – COPM – COBM - CRESSPOM – OS/IDEMCI
Comentarios