top of page

Nomeação de policial federal como subsecretário da PM revolta oficiais da PM do Rio de Janeiro

Atualizado: 19 de abr. de 2019


Foto: Márcia Foletto

Segundo noticiado pelo jornal EXTRA, pela primeira vez na história, um policial federal foi nomeado para ser subsecretário de Estado da Polícia Militar. Hélio Pacheco Leão, que é escrivão da PF, vai ocupar o cargo que era de Paulo Gustavo Maiurino.


A nomeação do agente federal balançou as estruturas do neoclássico edifício do quartel-general e enfureceu os agentes, que não aceitam estarem subordinados a um "intruso".


O presidente da Associação de Oficiais Militares do Estado do Rio, coronel Fernando Belo, correu para mandar uma mensagem ao governador Wilson Witzel, questionando a decisão. Como o homem não respondeu, o oficial decidiu entrar com um mandado de segurança coletivo pedindo a revogação do ato.


Na ação judicial, a Associação lembra que o decreto que dispõe sobre a estrutura básica da pasta, assinado por Witzel em março deste ano, define que o cargo de subsecretário de Estado deve ser ocupado por um coronel da própria PM.


O grupo argumenta que um agente federal não tem aptidão técnica para ocupar o posto, já que não possui diploma do Curso Superior de Polícia, administrado pela corporação.


O assunto está dando o que falar dentro dos batalhões e nas redes sociais.


Fonte da Matéria, clique aqui.

52 visualizações0 comentário
bottom of page