top of page

Nota de Repúdio ao Correio Braziliense e ao Blog da Denise



O Correio Braziliense (Edição de hoje, 1o de junho de 2020 – Coluna “Brasília” assinada por Denise Rothenburg) noticiou, “Reajuste para policiais do DF causa preocupação no STF”. A Associação dos Militares Estaduais do Brasil (AMEBRASIL) e o Fórum das Entidades Representativas dos Policiais e Bombeiros Militares do Distrito Federal repudiam veementemente a notícia, nela própria e, mais particularmente, a razão da suposta “preocupação”. A verdade dos fatos é que tal reajuste trata de mera recomposição salarial, numa realidade de vencimentos e proventos erodidos pela inflação nos últimos cinco anos.


Diante de uma notícia como essa, e que não corresponde aos fatos, é possível supor (entre outras) duas hipóteses para sua difusão pela fonte informante da mídia. A primeira é a de maliciosamente pretender adensar nossa recomposição salarial à polarização política reinante nos dias correntes. A segunda hipótese é a já antiga “demonização das forças policiais”, prática de algumas correntes ideológicas, uma vez mais sugerindo uma polícia inerte, violenta e corrupta, capaz de cruzar os braços, depois de indignamente comprada por um aumento indevido.


A notícia também nos causou revolta e indignação pelo momento em que a sociedade vive com pânico e medo por causa da pandemia da COVID-19. Ninguém tem o direito de potencializar o pânico da população disseminando que sua polícia militar vai cruzar os braços, exatamente, quando mais ela precisa de proteção e apoio. Isso é um desserviço e uma maldade sem limites. Querem incendiar a nação e denegrir policiais (homens e mulheres) dignos e honrados!


Nós, policiais militares, como servidores de uma bissecular instituição de Estado (1809-2020), não somos nem jamais seremos tutelados em razão da concessão de um mero reajuste de uma gratificação que representa um acréscimo real de 8% na nossa remuneração. Nós, militares estaduais, como de resto todos os militares, pautamos a existência institucional pelos valores da hierarquia, disciplina, ordem e respeito às leis, às instituições e o fiel cumprimento da nossa missão constitucional.


Brasília, 01 de junho de 2020.




Wellington Corsino do Nascimento

Cel RR PMDF

Presidente da AMEBRASIL



Mauro Manoel Brambilla

Cel REF PMDF

Coordenador do Fórum

15 visualizações0 comentário
bottom of page