PMDF recebe fuzis importados para o emprego das tropas do Comando de Missões Especiais (CME)



A PMDF acaba de adquirir fuzis novos da empresa turca Kale Kalip. Com características específicas, pesando menos de 3 kg e demonstrando a mesma precisão após saturação máxima com mais de 6 mil tiros, eles se adequam às exigências das atividades desempenhadas pelas unidades do Comando de Missões Especiais da PMDF.


O projeto, de responsabilidade do CME, buscou adquirir fuzis para o emprego em missões especiais executadas pelas unidades do Comando de Missões Especiais.


A licitação internacional, realizada pelo DLF, teve como objeto a aquisição de plataformas completas nos calibres 5,56x45mm e 7,62x51mm, composta pelos fuzis, carregadores, bandoleira, kit de limpeza e manutenção, bolsa de cordura e maleta rígida para transportes, e outros acessórios.


Os fuzis foram vistoriados ainda na fábrica, por comissão composta por um integrante do BOPE, um integrante do BPCHOQUE, e um integrante do DLF. Diversos testes foram realizados, buscando atestar as características previstas em contrato. Como exemplo, destacam-se os testes de fadiga, onde uma arma em cada calibre foi disparada mais de 6000 vezes, sem apresentar falhas.


Outros testes foram realizados, como resistência a altas e baixas temperaturas, resistência à salinidade, resistência a água (over the beach test), conferências de precisão e velocidade de projétil com diversos tipos de munições, entre outros.


Por se tratarem de armas específicas para as tropas do CME, as demandas são peculiares e as armas precisam apresentar certas características que se adequem ao uso, como por exemplo o emprego em uma aeronave do BAVOP por tripulante operacional, o emprego por um operador do BOPE em missão de resgate de reféns ou em combate rural, ou pelo efetivo do BPCHOQUE em atividade de proteção de comboios ou patrulhamento de alto risco.


FONTE: PM/DF Escrito porEduardo Henrique

5 visualizações
LOGO AMEBRASIL verticalAtivo 1_3x.png
Benefícios