top of page

Projeto de Lei que cria a Guarda Civil Distrital é encaminhado à Câmara Legislativa



O projeto de lei que cria mais uma força de segurança no Distrito Federal: a Guarda Civil Distrital (GCD), foi encaminhado hoje, terça-feira (10/03) à Câmara Legislativa.


Com ele a corporação terá, inicialmente, 2 mil cargos efetivos. Os ocupantes serão subordinados à Secretaria de Segurança Pública.


A GCD será armada, terá uniforme próprio e os vencimentos variam de R$ 2,5 mil a R$ 6,3 mil, no fim da carreira.


Em entrevista ao portal Metrópoles, o secretário de segurança pública do DF, Anderson Torres, afirmou: “Estamos trabalhando em diversas frentes para reforçar o efetivo das forças de segurança pública. A Guarda Distrital nos permitirá não só uma economia de recursos, mas a possibilidade de relocar policiais militares que atuam na proteção patrimonial para o policiamento nas ruas”.


Entre as atribuições da Guarda Civil Distrital está a função de vigiar, inibir crimes e proteger vias, bens e equipamentos, repartições públicas e recintos fechados, assim como zelar pela segurança da população que frequenta esses locais.


O projeto objetiva liberar homens da Polícia Militar das funções de proteção de bens, serviços e instalações públicas do Distrito Federal. Assim como acontece em outras unidades da Federação.


fonte: Metrópoles

124 visualizações0 comentário
bottom of page