top of page

Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) do DF completa 33 anos



A Semana Mundial do Meio Ambiente é comemorada na primeira semana do mês de junho, inclusive aqui no Brasil e tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância da preservação de um meio ambiente ecologicamente equilibrado. Um bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações, conforme dispõe a nossa Constituição Federal.


A Semana também celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho), que foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, durante a Conferência de Estocolmo, na Suécia. Esta semana de conscientização foi instituída no Brasil pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981. Neste ano de 2021, o tema proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) é a restauração dos ecossistemas.


No Distrito Federal, o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) é uma unidade especializada originada em 1988 com efetivo formado por policiais militares essenciais e indispensáveis no enfrentamento diária da manutenção de um meio ambiente ecologicamente equilibrado.


O BPMA executa o policiamento ostensivo ambiental em todo o Distrito Federal, em diversas frentes, protegendo o bioma cerrado e suas fitofisionomias. Protegendo mananciais de superfície, como: nascentes, lagos e córregos. Protegendo espécies faunísticas e a flora, tanto silvestres quanto e exóticas. Atua na proteção das unidades de conservação e do solo, com vistas à conservação da biodiversidade e garantia da qualidade de vida da população do Distrito Federal.






Este mês a Polícia Militar do Distrito Federal homenageia o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) que completa 33 anos de existência no dia 10 de junho de 2020.


O comandante do BPMA, TC QOPM Fábio Pereira, fala como o Batalhão desenvolverá as atividades nesta semana. “O BPMA desenvolverá várias atividades, com toda a segurança, por conta da situação pandêmica existente. Poderá ser acionado a todo e qualquer tempo via 190 para qualquer demanda ambiental em todo o DF”. Lembrou ainda do lema do BPMA: o meio ambiente é o nosso maior patrimônio, protegê-lo é a nossa missão. CERRADO!


Assista abaixo o vídeo do comandante Pereira.



A AMEBRASIL parabeniza a atividade de policiamento ambiental e todos os policiais militares que compõem o Batalhão ambiental!


fonte e fotos: PMDF

9 visualizações0 comentário
bottom of page