top of page

Em resposta às reações, AMEBRASIL publica carta aberta à população



NOTA DA AMEBRASIL À NAÇÃO BRASILEIRA


A Associação Nacional dos Militares Estaduais do Brasil - AMEBRASIL - vem a público esclarecer à nação brasileira que às Forças Militares Estaduais e do Distrito Federal (Polícias Militares) compete a segurança e a ordem pública conforme mandamento da Constituição Federal no seu artigo 144. Afora essas missões ainda lhes são atribuídas, no campo da defesa interna ou no caso de ruptura institucional (estado de sítio ou de defesa), compor o esforço de mobilização nacional para a defesa da pátria, a garantia dos poderes constitucionais e garantir a lei e a ordem. Nesses casos as polícias militares serão automaticamente convocadas pela força terrestre federal para atuarem nesse contexto como força auxiliar e reserva do Exército.


Portanto as polícias militares não podem ser empregadas de forma disfuncional por nenhum Governador, pois são instituições de Estado e não de Governo. Configura crime seu desvio da função constitucional ou emprego político. Todas as atribuições das polícias militares estão previstas na Constituição Federal e na legislação infraconstitucional, tais como o Decreto Lei nº 667, de 02.07.1969 que trata da organização das Polícias Militares dos Estados e do Distrito Federal, e a lei nº 11.631, de 27.12.2007 que dispõe sobre a Mobilização Nacional em tempos de guerra objetivando a defesa da pátria contra agentes externos e internos. Em tempos de paz na vigência do Estado democrático e de direito as Polícias Militares são balizadas pela Constituição Federal e todo o arcabouço de leis que conformam o pacto social e o sistema de justiça criminal do estado brasileiro.


Nossas instituições seguem e obedecem rigorosamente a lei e não as vontades político-partidárias que tentam nos relegar ao plano de milícias eleitorais ou guardas pretorianas. Nossa bússola é a lei, o nosso cliente é o cidadão e a nossa principal missão é a paz social. Nosso laço institucional na defesa da pátria com a força terrestre brasileira (Exército) é indissolúvel e não está sujeito ao referendo de nenhum governador, partido político ou qualquer outra ideologia que não seja a proteção da pátria, da segurança e da soberania. Somos regidos pelo império da lei, da vida e da preservação do patrimônio dos nossos cidadãos, sempre mirando a proteção dos valores, costumes e objetivos nacionais permanentes que edificaram a nação brasileira como um país livre e democrático.


Os militares estaduais, perante a bandeira do Brasil, juraram oferecer suas vidas para proteger e servir nosso povo, nossa pátria e eles jamais se afastarão desse juramento!


Brasília, DF, 23 de agosto de 2021

Marcos Antônio Nunes de Oliveira – Cel RR PMDF

Presidente da AMEBRASIL



Para baixar o Carta Original, clique abaixo:


AMEBRASIL NOTA NACAO BRASILEIRA23ago
.pdf
Fazer download de PDF • 327KB

11.004 visualizações24 comentários

24 Comments


CAMBADA DE A TOAS... Todas as atribuições das polícias militares estão previstas na Constituição Federal e na legislação infraconstitucional, tais como o Decreto Lei nº 667, de 02.07.1969 que trata da organização das Polícias Militares dos Estados e do Distrito Federal, e a lei nº 11.631, de 27.12.2007

E na LEI esta escrito que vocês não podem participar de nenhuma manifestação POLITICA. Bonito que quer usar a lei para o que convém? Vocês são empregados do ESTADO... e não do governo. Vocês não vão dar outro golpe no país.| Segundo Ribeiro, a PM não tem como função na sociedade incentivar movimentos políticos. Por lei, a PM deve se manter neutra em relação a apoios partidários.

“Estamos vivendo um momento delicado, em que…

Like

Parabéns PM

Like

25 de agosto,

Dia do Soldado.

Cantávamos na escola, diante da bandeira do Brasil:

"Nós somos da pátria a guarda,

Fiéis soldados, por ela amados.

Nas cores da nossa farda

Rebrilha a glória, fulge a vitória!".


Que importam as críticas, para quem ama o Brasil? Que importam os murmúrios dos que defendem um direito que é torto?

Nós sabemos o que é reto e o que é direito o faremos, para que a Nação não sucumba diante do assédio dos ratos internos, a maior ameaça que o nosso povo já viu.

Avante, militar brasileiro!

Teus irmãos te amam e te apoiam, teus clientes têm satisfação no teu serviço.

AÇO!

FELIZ DIA DO SOLDADO!

Like

Diante desse cenário de ruptura fico mais tranquilo e esperançoso com todos efetivo militar ao lado da população de bem, espero que os traidores e corruptos paguem sejam lá quem for...

Like

Parabéns guardiões guerreiros! Vocês são orgulho em nosso País!

Like
bottom of page