Nota Pública de apoio à indicação do Coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes




Nota Pública de Apoio


A Associação dos Militares Estaduais do Brasil (AMEBRASIL) parabeniza o Ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), André Mendonça, pela indicação do Coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes para a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). Acreditamos que o novo ministro vai dinamizar e buscar uma melhor eficácia da pasta. Tal indicação sugere que os crimes que afligem o cidadão comum no seu dia a dia (nas ruas) terão especial atenção e serão devidamente incluídos na política nacional de segurança pública com maior ênfase. O Ministro também sinaliza uma política verdadeiramente nacional (União, Estados e Municípios) que vai agregar todas as agências policiais do Brasil, proporcionado melhor eficiência de emprego de recursos.


Então a condução do Coronel Gomes para a SENASP tem essa visão e recado estratégicos. Fica também claro que a atuação governamental para o controle da criminalidade será sistêmica, com distribuição de responsabilidades e atribuições bem definidas para cada ente federativo. E nesse aspecto, a indicação do Coronel Gomes assume uma relevância mais que estratégica para liderar a segurança em nível federal.


A indicação de um Militar Estadual, Coronel Gomes, é quase um prenúncio de sucesso da política Nacional de Segurança Pública que ora se implementa e se amplia. Tal indicação, mais que merecida, é justa, levando em conta a proporcionalidade majoritária dos Militares Estaduais entre os milhares de servidores componentes do setor. Sempre bom lembrar que nossas valorosas instituições coirmãs federais (DPF e DPRF) possuem departamentos específicos no âmbito do MJSP -- uma impossibilidade para os Militares Estaduais vis-à-vis o pacto federativo.


O presente momento é de regozijo para a comunidade de operadores da segurança pública. Não resta dúvida que os atuais titulares do MJSP e SENASP estarão empenhados em ir ao encontro das demandas da cidadania que clama por segurança e proteção do Estado. A AMEBRASIL fica duplamente feliz com a nomeação do Cel Gomes. Primeiro, por ser um militar estadual e pertencer ao maior contingente dos policiais brasileiros e ser um operador que tem sua experiência profissional vivida nas ruas ao lado do cidadão, onde grande parte da criminalidade acontece. Segundo, porque o Coronel Gomes vai poder mostrar para todo o Brasil sua capacidade de liderança, de conhecimento técnico, de justiça e imparcialidade com todos os operadores da segurança dos 27 entes federativos do Brasil.


É o que pensam os mais de 600 mil MILITARES ESTADUAIS DO BRASIL!


Wellington Corsino do Nascimento Cel RR PMDF


Presidente da AMEBRASIL




0 visualização
LOGO AMEBRASIL verticalAtivo 1_3x.png