top of page

PMDF ministra curso e instruções aos cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras


foto: cabo MIlhomem

Na manhã do dia 11 de junho, o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) de Brasília realizou a cooperação de Instruções para o curso de Material Bélico da Academia Militar de Agulhas Negras (AMAN).


Esta cooperação de Instrução tem por objetivo consolidar os conhecimentos dos cadetes do 4° ano do Curso de Material Bélico na disciplina de Remoção e Destruição de Artefatos Explosivos (RDAE), em particular dos IED, artefatos explosivos improvisados, haja vista à capacitação e referência do BOPE da PMDF nessa área.


A cooperação de Instrução entre o Curso de Material Bélico e o BOPE da PMDF teve início em 2015 e de lá para cá vem promovendo o aperfeiçoamento anual dos jovens oficiais do Exército Brasileiro formados na AMAN.


A cooperação de Instrução do dia de hoje visa complementar o estágio de explosivista ministrado aos cadetes na última semana de abril na AMAN, possibilitando aos cadetes conhecerem as instalações do BOPE e em particular do Esquadrão Antibombas e também o manuseio de explosivos e instrução das técnicas, táticas e procedimentos do Esquadrão antibombas em missões de varreduras e remoção de explosivos.


foto: cabo MIlhomem

A comitiva da AMAN está constituída por 25 cadetes do 4° Ano do Curso de Material Bélico, Instrutores e Monitores. A atual turma será a primeira turma de Oficiais do Segmento feminino a se formarem na Academia Militar de Agulhas Negras, dentro do Projeto de Inserção do Segmento Feminino na Linha do Ensino Militar Bélico e o projeto teve início em 2013 e em breve será entregue à Força Terrestre sua primeira turma de oficiais composta de ambos os sexos.


A AMAN é a escola do Exército Brasileiro responsável pela formação dos oficiais da Linha Combatente da Força Terrestre. Anualmente, a Academia entrega a Sociedade Brasileira, em média, 440 novos oficiais, que irão mobiliar as mais diversas Unidades e Batalhões do Exército em todas as Regiões do País. Neste ano, dentre esses oficiais estarão 25 oficiais do Segmento Feminino, sendo 10 do Quadro de Material Bélico e 15 do Serviço de Intendência.


Fonte: Policiamento Inteligente


7 visualizações0 comentário
bottom of page