top of page

Solenidade alusiva aos 184 anos da BM/RS foi marcada pela formatura de 865 novos soldados

“ A Brigada Militar é uma instituição que se preserva pela bravura de seus integrantes”, disse o Comandante-geral da BM


A Brigada Militar comemorou nesta quinta-feira (18/11) 184 anos de serviços prestados à sociedade do Rio Grande do Sul. Para celebrar o aniversário, uma solenidade foi realizada na Academia de Polícia Militar, em Porto Alegre. O evento também foi alusivo à formatura de 865 novos soldados do Curso Básico de Polícia Militar. A cerimônia ocorreu, simultaneamente, em Porto Alegre, Montenegro, Osório, Santa Maria, Rio Pardo e Santa Rosa.


A formatura ocorreu no campo de futebol do Estádio General Cipriano da APM e contou com a presença do governador Eduardo Leite, do vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior. Durante a cerimônia, autoridades civis e militares foram agraciadas com medalha pela contribuição para o desenvolvimento da Instituição Militar.


O discurso do Comandante-geral da Brigada Militar, Cel Vanius Cesar Santarosa, destacou que “a Brigada está enraizada na história do Rio Grande do Sul e nesses 184 anos tem muito a celebrar”. Ressaltou que “a Instituição vem se reestruturando com ingresso de novos soldados, oficiais, investimentos para o policiamento ostensivo e na área da saúde”. Lembrou também o Dia do Inativo “são militares que durante décadas se dedicaram e continuam se dedicando, interagindo com os que estão na ativa”. Reforçou a missão da Legião Altiva, entre elas, de resgatar a identidade de seus legionários e apoiar o comando da Brigada Militar, em suas ações, em prol da comunidade riograndense.


O Comandante da Legião Altiva Cel Marcos Paulo Beck estava presente na cerimônia, representando também a Associação dos Oficiais da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.


O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, além de parabenizar a BM e seus integrantes, em seu discurso salientou que “o ingresso dos 865 novos soldados vem para reforçar a continuidade da redução dos números da criminalidade no Estado”. Desejou aos formandos que “a mesma chama, que motivou na decisão de ser policial militar, se mantenha no dia a dia”. E por fim lembrou, “ a razão de ser do Estado, começa pela segurança pública”.


Estiveram presentes no evento além do governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o vice- governador e secretário de Segurança Pública, Delegado Ranolfo Vieira Júnior; o Comandante-Geral da Brigada Militar, Coronel Vanius Cesar Santarosa, o Subcomandante-Geral da BM, Coronel Claudio dos Santos Feoli, o Chefe do Estado-Maior da BM, Coronel Rogerio Stumf Pereira Junior, autoridades civis e militares e familiares dos formandos.

3 visualizações0 comentário
bottom of page